sábado, 22 de setembro de 2012

A valorização do profissional contábil

A valorização profissional através da prestação dos serviços

Se desejarmos valorizar a contabilidade de modo que seja efetivamente utilizada pelos tomadores de decisões, é essencial que algumas providências sejam tomadas. A seguir são apresentadas sugestões às perguntas propostas. 

Como podemos persuadir aqueles empresários e administradores que ainda não utilizam a contabilidade para a tomada de decisões? 


A seguir apresentamos algumas sugestões como resposta a este questionamento. 


a) Trabalhando para mudar a cultura até então vigente em algumas empresas e profissionais da contabilidade, quando atribuem à contabilidade expressões do tipo: 
Um mal necessário;
Dados e informações utilizadas somente pelo contabilista;
Feita somente para atender ao fisco;
Escrituração de livros fiscais e preparação de guias de ­tributos;
Quando feita formalmente, é concluída com muito ­atraso;
Feita obedecendo cegamente à legislação tributária;
Preocupada somente com fatos passados, sem projeções.



b) Fazer contabilidade ao invés de somente preparação de ­guias de tributos e livro caixa. 
Escrituração contábil completa;
Obediência aos Princípios Contábeis e às Normas Brasileiras de Contabilidade;
Cumprir o que determina a legislação comercial;
Emissão eletrônica ou impressa dos livros contábeis;
Fazer a contabilidade efetivamente para a empresa em benefício dos usuários das informações contábeis;
Cumprir o que determina a legislação ajustando, extracon­tabilmente, os resultados para atender a legislação tributária e outras exigências;
Emissão eletrônica dos livros fiscais.



c) Elaborando, dentro dos prazos, relatórios contábeis básicos e gerenciais 
Balancete de Verificação;
Balanço Patrimonial;
Demonstração do Resultado do Exercício;
Demonstração do Fluxo de Caixa;
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
Balanço Social;
Demonstração e Gráficos dos Resultados mês-a-mês;
Demonstração e Gráficos da Evolução do Faturamento mês-a-mês;
Demonstração e Gráficos da Evolução do Faturamento mês-a-mês por produto;
Demonstração e Gráfico da Evolução dos Custos e Despesas mês-a-mês;
Planejamento Tributário.



d) Elaborando, dentro dos prazos, relatórios contábeis com cálculos e análises gerenciais. 
Análise das Demonstrações Contábeis;
Cálculo e Interpretação de Índices / Quocientes
Quocientes Estáticos
Quocientes de Atividades
Quocientes de Rentabilidade
Análise Horizontal e Análise Vertical
Relatório conclusivo de avaliação de desempenho
Trabalhar as informações em moeda constante ou a valor presente;
Relatórios sobre as variações nas relações Custo / Volume / Lucro;
Cálculos de Preço de Venda e Projeção via Orçamento de Resultados;
Informações para decisões do tipo:
Fabricar versus Comprar;
Análise de Investimentos e Substituição de Equipamentos, com análise usando métodos tais como:
Método do Payback
Método da Taxa Interna de Retorno
Método do Valor Presente Líquido
Avaliação de desempenho por “centro de resultados”;
Base para o cálculo do valor da empresa.



e) Agindo o contabilista, com ética e respeito ao cliente e aos demais profissionais contábeis



f) Exercendo a profissão com zelo, diligência e honestidade; 



g) Cumprindo com rigor o que acertar com seus clientes; 



h) Observando a legislação vigente e resguardando os interesses de seus clientes; 



i) Cobrando honorários coerentes com o trabalho a ser ­realizado; 



j) Mantendo contrato por escrito indicando os serviços a serem ­prestados; 



l) Evitando e combatendo o aviltamento de honorários; 



m) Zelando pela qualidade dos serviços contábeis; 



n) Pontos a serem observados pela empresa de prestação serviços contábeis. 
Cobrar honorários contábeis justos com base em critérios técnicos
Engajamento total dos que dirigem o escritório
Gerenciamento dos processos e dos serviços executados
Obsessão pela excelência
Organização orientada para o cliente
Relação de parceria com o cliente
Envolvimento e reconhecimento da equipe de colaboradores - clientes internos
Aprendizagem e melhoria contínua da equipe
Manutenção de uma boa estrutura de instalações, equipamentos, softwares e publicações técnicas
Manutenção de visitas periódicas aos clientes
Pesquisas periódicas junto aos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados



o) Desenvolvendo um bom marketing de serviços junto aos seus clientes e demais usuários da informação contábil. 

Marketing 

Pode ser entendido como um conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor, ou conjunto de estratégias e ações com o objetivo de aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de pessoas, idéias, empresas, produtos, serviços, etc., pelo público em geral, ou por determinado segmento. 
Em síntese, o objetivo básico do marketing é identificar e atender plenamente as necessidades e desejos do cliente. 
O que deve ser feito 
Estudo sobre a estratégia de venda dos serviços
Ações transparentes
Domínio da tecnologia da informação
Pesquisa do mercado de serviços
Agilidade na percepção e resolução dos problemas
Pesquisa sobre a satisfação do cliente
O que não deve ser feito ( o antimarketing ) 
Enganar o cliente
Omitir informações relevantes sobre os serviços
Falar mal dos concorrentes
Arrogância




p) Cumprindo o que determina a legislação sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil. 

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