História do Pensamento Contábil
Estrutura Conceitual para a
Elaboração e Apresentação das
Demonstrações Contábeis.
- A maior modificação é a introdução da “Primazia da Essência Sobre aForma como característica fundamental da informação contábil.
“... Quando o documento formaliza uma situação que não representa a efetiva realidade econômica da operação, o contador e os administradores da empresa são responsáveis por efetuar a contabilização conforme a essência econômica da transação, e não sua mera forma.”
As demonstrações contábeis são parte integrante das informações
financeiras divulgadas por uma entidade;
O conjunto completo de demonstrações contábeis incluí:
- Balanço Patrimonial - Demonstração do Resultado - Demonstração dos Fluxos de Caixa - DOAR -Demonstração das Mutações do PL - Notas explicativas; e outras demonstrações e material explicativo (parte integrante das demonstrações contábeis).
OBS: Não incluem relatórios da administração, relatórios do presidente da entidade, comentários e análise gerenciais.
Usuários e suas necessidades de Informação
a) Investidores b) Empregados
c) Credores por empréstimos d) fornecedores
e) Clientes f) Governo e suas agências
g) Público
Objetivo das Demonstrações Contábeis
Fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica. Apresentar os resultados da atuação da Administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados.
Posição Patrimonial e Financeira, Desempenho e Mutações na Posição Financeira
- Avaliação da capacidade que a entidade tem de gerar caixa e equivalentes de caixa, e da época e grau de certeza dessa geração. Informações sobre estrutura financeira - futuras necessidades de financiamento, distribuição de lucro futuros e os fluxos de caixa. As informações sobre liquidez e solvência - capacidade que entidade possui de cumprir com seus compromissos financeiros nos respectivos vencimentos ( liquidez – curto prazo e Solvência – longo prazo).
- Informações referentes ao desempenho a entidade - rentabilidade, variações nos resultados, capacidade de gerar fluxos de caixa e avaliação da eficácia de utilização de recursos adicionais. Informações referentes às mutações na posição financeira da entidade – avaliar atividades de investimentos, de financiamento.
Pressupostos básicos
Regime de Competência
- As demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência;
- Os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem;
- São lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem.
- As demonstrações contábeis apresentam transações passadas envolvendo o pagamento e recebimento de caixa ou outros recursos financeiros, e também obrigações e recebimentos futuros.
- Pressupõe a confrontação entre receitas e despesas.
- As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível.
- Presume-se que a entidade não tem intenção nem necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala de suas operações.
Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis
Atributos que tornam as Demonstrações Contábeis úteis aos usuários. As quatro características qualitativas são:
Compreensibilidade Relevância
Confiabilidade Comparabilidade
Compreensibilidade
- Demonstrações contábeis deverão ser prontamente entendidas pelos usuários;
- Presume-se que os usuários tenham conhecimento razoável dos negócios; atividades econômicas e contabilidade.
Relevância
- Informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões;
- São relevantes quando podem influenciar nas decisões econômicas dos usuários; ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros.
- As funções de previsão e confirmação das informações são inter-relacionadas.
Materialidade
- A relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade.
- Uma informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar as decisões econômicas dos usuários (com base nas demonstrações contábeis);
- Tanto a natureza quanto a materialidade são importantes; por exemplo: os valores de estoques existentes em cada uma das suas principais classes,conforme a classificação apropriada ao negócio.
Confiabilidade
- A informação deve ser confiável – estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe.
- Uma informação pode ser relevante, mas a tal ponto não ser confiável em sua natureza ou divulgação – o seu reconhecimento pode potencialmente distorcer as demonstrações contábeis.
Essência sobre a Forma
- As transações e eventos devem ser contabilizados de acordo com a sua substância e realidade econômica, e não meramente sua forma legal.
Comparabilidade
- Os usuários devem poder comparar as demonstrações contábeis de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendências na sua posição patrimonial e financeira e no seu desempenho.
- Devem também ser capazes de comparar as demonstrações contábeis de diferentes entidades a fim de avaliar, em termos relativos, a sua posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira.
- As transações semelhantes e outros eventos devem ser feitas de modo consistente pela entidade, ao longo dos diversos períodos.
- Os usuários devem ser informados das práticas contábeis seguidas na elaboração das demonstrações contábeis, e também de quaisquer mudanças nessas práticas, e o efeito destas mudanças.
- A divulgação das práticas contábeis utilizadas pela entidade, ajudam atingir a comparabilidade.
- A comparabilidade não deve ser confundida com a uniformidade, e não se deve permitir que se torne um impedimento à introdução de normas contábeis aperfeiçoadas.
Tempestividade
- O atraso na divulgação de uma informação influencia a sua relevância.
- Os gestores devem ponderar os méritos relativos entre a tempestividade da divulgação e a confiabilidade da informação fornecida.
- Para atingir o adequado equilíbrio entre a relevância e a confiabilidade, o princípio básico consiste em identificar qual a melhor forma para satisfazer as necessidades do processo de decisão econômica dos usuários.
Equilíbrio entre Custo e Benefício
- É uma limitação de ordem prática - não uma característica qualitativa.
- Os benefícios decorrentes da informação devem exceder o custo de produzi-la.
- A avaliação dos custos e benefícios – é um exercício de julgamento.
Visão Verdadeira e Apropriada
“A aplicação das principais características qualitativas e de normas e práticas de contabilidade apropriada - resultam em demonstrações contábeis que refletem aquilo que geralmente se entende como apresentação verdadeira e apropriada das referidas informações”
Nenhum comentário:
Postar um comentário